Como embalar e enviar livros vendidos online

Os custos iniciais são baixos para uma livraria online, o que a torna uma ideia de negócio atraente para empresários iniciantes. Se sua livraria independente já vende livros para clientes visitantes, aumente suas vendas disponibilizando parte de seu estoque para venda online. 

Os compradores costumam classificar as livrarias online pela qualidade dos materiais de envio, ou seja, eles não querem receber suas compras em caixas velhas e rasgadas ou amontoadas em envelopes muito pequenos. 

A condição em que os livros chegam ao destino pode depender de como estão embalados. Planeje seus investimentos em embalagem de envio fazendo um inventário dos tipos de livros que você lista para venda online. 

Dessa forma você vai conseguir saber o melhor tipo de embalagem para enviar para seu cliente, seja em sacolas kraft ou em sacolas personalizadas de plástico, o mais importante é o livro chegar intacto para seu cliente.

Livros leves

Coloque livros e revistas de bolso fino, em um envelope de papel dimensionado de acordo com as dimensões da mercadoria. Feche o envelope e coloque um pedaço de fita adesiva sobre a aba para aumentar a segurança. Ou utilize envelopes de segurança que já possuem o sistema de lacração.

Corte um pedaço de plástico-bolha pequeno do tamanho de uma brochura leve ou livro de capa dura. Corte o suficiente para envolver a frente, verso e lados do livro, sobrepondo nas bordas. Fixe o plástico-bolha com fita adesiva. Coloque o livro em um envelope resistente, ou em um envelope acolchoado. 

Imprima uma etiqueta de envio. Sua plataforma de vendas online pode fornecer a você um sistema de etiqueta de entrega, que é muito benéfico para ambas as partes. Para criar sua própria etiqueta de entrega, abra um documento de processamento de texto e digite o nome e o endereço da sua empresa no canto superior esquerdo do documento. Mova o cursor para o meio da página, digite e centralize o nome e o endereço do comprador. Imprima a etiqueta, corte-a no tamanho certo e cole-a na embalagem.

Livros Pesados

Corte um pedaço de plástico-bolha para cobrir a frente, o verso e as laterais do livro. Fixe o plástico-bolha com fita adesiva. Feche o fundo externo de uma caixa nova ou usada com fita adesiva resistente. Você também pode colar a costura dentro da caixa para segurança extra. Use os suprimentos de caixa gratuitos do remetente de sua preferência se o tamanho acomodar o livro.

Coloque isopor de embalagem, jornal ou papel picado no fundo da caixa para enchimento. Coloque o livro na caixa e termine de enchê-la com mais materiais de embalagem. Feche a parte superior da caixa com fita.

Remova etiquetas antigas de caixas usadas ou risque o conteúdo da etiqueta com um marcador preto permanente para evitar confusão com o remetente. Afixe a nova etiqueta de envio na parte superior da caixa. Para caixas usadas anteriormente, adicione fita adesiva para proteger as áreas onde podem ocorrer danos.

Envio

Anexe o número de rastreamento do remetente ao pacote. Você também pode anexar um cartão de assinatura de confirmação de recebimento do cliente e um formulário de seguro para um livro raro ou de alto valor.

Envie os livros pelos correios se você não oferecer aos seus compradores sistemas de entregas especializados. Você pode, por exemplo, enviar livros de forma econômica pela mídia ou correio de primeira classe, dependendo do peso e do tamanho da embalagem. Envie os livros por transportadoras privadas ou solicite uma empresa de entrega para ficar responsável pelas entregas de livros de sua loja de livros online.

Dessa forma você vai sempre ter uma empresa cuidando das suas entregas, e não vai correr o perigo de ficar na mão de alguma maneira.

Envie ao comprador um número de rastreamento e o endereço do site para procurá-lo por e-mail, o mais tardar no final do dia em que você enviou o livro. Os números de rastreamento fornecem aos clientes a tranquilidade de saber que suas compras foram enviadas no prazo.

Com certeza utilizando todas essas dicas de embalagem e envio dos livros de sua loja online, seus clientes ficam sempre satisfeitos e sempre voltam a comprar de você. Lembre-se que os clientes sempre percebem se a embalagem é feita de qualidade, pois isso pode mostrar ao cliente o quanto a empresa pode se preocupar com você.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *