Como você pode fazer o hábito da leitura ser mais sustentável?

Para ser mais sustentável em sua vida, você não precisa necessariamente investir em energia fotovoltaica residencial, por exemplo.
Hoje em dia há muitas maneiras de criar hábitos mais sustentáveis. Eles promovem menos ou nenhum impacto ao meio ambiente, o que está muito discutido e repercutido atualmente.


Se você tem o hábito da leitura, há maneiras mais eficientes para tornar a prática sustentável. E se você acha que realizar a leitura em um aparelho eletrônico como tablet e e-reader causa menos danos ao meio ambiente, infelizmente você está errado. Continue a leitura do artigo para entender melhor.
Pesquisas realizadas por organizações, jornais e editoras já mostraram que livros físicos quanto os populares e-books causam impacto no meio ambiente.


Um relatório da empresa Green Press Iniciative mostrou que existe a emissão de dióxido de carbono no armazenamento, transmissão de dados e energia gerada para o funcionamento de e-readers, tablets e outros aparelhos eletrônicos em que livros digitais são lidos. Portanto, até um e-book faz mal ao meio ambiente.


Então, qual a maneira de praticar o hábito de leitura de modo sustentável?
Para produzir livros físicos e digitais, as fábricas necessitam de matéria-prima, energia e transporte, além de outros fatores como armazenamento e logística.


E pode parecer que não, mas livros impressos são mais sustentáveis do que os livros digitais. Para ler um livro digital é necessário um notebook, smartphone, tablet ou e-reader.
Todo o processo de criação de tais aparelhos causam mais impacto no meio ambiente do que produzir livros. O processo envolve a viagem de peças entre países, a logística para chegar a todas as localidades de venda, além de toda energia e matéria-prima necessárias para a produção.
E todo aparelho eletrônico precisa ser carregado na tomada, o que gasta mais energia, fazendo a hidroelétricas trabalharem mais. No entanto, a produção de livros físicos pode ser concentrada em um único país. Ele necessita de todos os fatores dos equipamentos eletrônicos, menos ser carregado, e isso em escala menor.

Como praticar a leitura sustentável?


A prática da leitura sustentável é uma forma de consumo consciente. É adquirir conhecimento gerando o mínimo de impacto possível no meio ambiente. Isso pode ser realizado através da leitura em um notebook, tablet, smartphone ou e-reader.
No entanto, não deixe os carregadores de tais aparelhos plugados na tomada. Isso consome energia mesmo sem os equipamentos carregando. Portanto, o ideal é retirar o carregador da tomada. Dessa forma, você estará praticando a leitura sustentável mesmo com o uso de um dispositivo eletrônico.

Já com os livros físicos, a dica é investir em sebos ou livros usados para impedir que árvores se tornem papéis. Dessa forma, você pratica o hábito de leitura de forma consciente.
Outra dica é doar os livros que você não vai mais ler. Isso faz com que outras pessoas tenham acesso aos livros e não precisem comprar. Você também pode emprestar livros ou adquiri-los também emprestados. Por fim, pratique o hábito da leitura de modo mais sustentável, seja em aparelhos eletrônicos ou com livros físicos.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *