O crescimento das vendas online é algo muito positivo no universo dos negócios, já que permite novas oportunidades para empreender. Uma livraria virtual, por exemplo, é uma excelente opção e tendência no segmento empresarial, pois aumenta as chances de vendas e permite ampliar a base de clientes do negócio.

O primeiro passo para investir em um e-commerce é definir a área em que deseja atuar, porque, definindo o produto ou serviço que será oferecido aos clientes, os empreendedores podem iniciar o processo de criação das estratégias de marketing para tornar o negócio um grande sucesso.

Como criar uma livraria online?

O mercado editorial, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não está saturado. Contudo, cada vez mais é possível verificar um movimento mais nichado para segmentos específicos na leitura de livros e perfis de leitores.

 Inclusive, ainda existem grandes e pequenas editoras e livrarias. Assim, ter um diferencial e criar estratégias de Marketing Digital é o modo de chamar atenção e se destacar perante os concorrentes.

Dentre os aspectos que podem ser evidenciados, um grande destaque da livraria online é que ela oferece comodidade aos clientes, permitindo que as pessoas comprem independentemente do local em que estiverem, com um ótimo custo-benefício, e ainda podem recebê-los com rapidez.

Aos interessados em criar uma livraria seguir algumas dicas prática pode ser a maneira de conseguir bons resultados no segmento.

  1. Decida qual será o modelo de negócio da livraria virtual

Seja criando um empreendimento físico ou virtual, ou mesmo misto, ter um modelo de negócio na área de livros demanda planejamento, mas pode ser bastante atrativo.

Uma maneira de se destacar é ter uma livraria de nicho, por exemplo, especializada em um assunto, como livros de romance ou mistério, criando outras experiências relacionadas a esse tema.

Alguns exemplos de nicho que os empreendedores podem investir são:

  • Livros de arquitetura;
  • Livros clássicos;
  • Livros de direito;
  • Livros religiosos;
  • Livros usados.

Considerando que as grandes livrarias não se preocupam em vender um livro em específico, focar em um nicho é um jeito interessante de conquistar uma importante parcela do mercado e atuar de forma mais fidelizada com os clientes, sendo uma excelente oportunidade, tendo em vista o novo comportamento dos consumidores de buscarem marcas com as quais se identificam.

  1. Escolha uma plataforma para as vendas online

No processo de organização para montar a livraria online os empreendedores devem se preocupar com o sistema que será utilizado nas vendas, pois isso trará comodidade, segurança e agilidade às transações.

As opções mais utilizadas para as vendas no espaço virtual são:

Plataformas de e-commerce

Consiste em alugar um espaço em uma plataforma virtual, que atua como um “shopping” virtual, no qual outras marcas e produtos também podem estar dispostos. 

Esta opção permite que o empreendedor se preocupe apenas em lidar com os fornecedores de livrarias e com o atendimento ao cliente, além de trazer um alcance mais amplo frente aos perfis de consumidores.

Site profissional

É uma opção de alto custo, mas se torna um investimento a longo prazo, visto que é um canal próprio e de relacionamento direto com os usuários, podendo oferecer ainda outros espaços para além da loja. 

Contratar uma empresa especializada é o modo de ter um layout personalizado, conforme o perfil da sua livraria e uma estrutura segura, mas há opções de plataformas de lojas virtuais que trazem o conforto de contar com serviços especializados e os benefícios da personalização do site próprio.

Plataforma Open Source

Esta opção é uma mistura das duas anteriores, ou seja, é possível ter uma loja virtual em uma plataforma de sites como o WordPress, por exemplo.

Este processo para escolher qual a melhor plataforma para montar a livraria é tão importante quanto saber os benefícios em utilizar o Instagram Ads na criação de anúncios, e demanda uma avaliação das estratégias do empreendimento, orçamento disponível e oportunidade de relacionamento com o cliente.

  1. Pense nos fornecedores

A venda de livros só acontece com bons fornecedores. Sendo assim, é importante pesquisar informações sobre as melhores empresas fornecedoras para organizar a logística do seu negócio e ter um atendimento de qualidade ao cliente, visto que é possível mensurar quando novos livros chegaram para abastecer o estoque.

Além disso, sondar os concorrentes pode ser necessário para estabelecer estratégias que evidenciem o diferencial do seu negócio, bem como permite entender quais são os fornecedores que estão em alta no segmento e se realmente se relacionam com seu negócio e público.

A importância da divulgação nos negócios

O sucesso de uma livraria virtual depende muito de ações e estratégias para divulgar o negócio. Há várias maneiras de divulgar a loja virtual, sendo as principais:

  1. Anúncios no Google e nas redes sociais

Anúncios pagos e links patrocinados são muito utilizados para segmentar o público e aumentar o alcance. 

Deste modo, entender como anunciar no Google Ads é um jeito de criar diferentes formatos de anúncios para dar mais visibilidade aos lançamentos da livraria.

Criar páginas nas redes sociais é outra estratégia que pode melhorar a divulgação dos produtos da sua loja, aproximando os usuários de sua loja.

  1. SEO

Estratégias de SEO (Search Engine Optimization) são muito importantes para posicionar a marca nos buscadores de pesquisa. 

Com o uso de palavras-chave, por exemplo, é possível melhorar o ranqueamento da página e ter mais visibilidade.

Estratégias de marketing digital são muito importantes para aumentar o número de clientes. Com conteúdos diversificados, backlinks e outros recursos é possível ter excelentes resultados.

Portanto, um bom planejamento para a criação da livraria online, ter bons contatos para envio e recebimento de livros e entender como funciona o Facebook Ads para utilizar no desenvolvimento de anúncios (como marketing de display nas redes sociais), além de adotar conteúdos estratégicos são ações fundamentais para criar a livraria virtual e ter um crescimento na área.

Afinal, após verificar as hospedagens e publicidades, diferentes canais poderão ser utilizados para que os clientes conheçam a marca, trazendo interesse sobre os livros publicados e assuntos que se relacionam ao estabelecimento.

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