Como escolher um livro para dar de presente?

Dar um presente para um familiar, um amigo ou até um parceiro pode ser difícil, por melhor que você conheça a pessoa. As datas comemorativas existem para celebrar alguma ocasião especial e as pessoas queridas merecem ganhar agrados e mimos. E o ideal é que o presente agrade à pessoa que ganhou. 

Caso você tenha escolhido presentear com um livro, é necessário tomar alguns cuidados para agradar. Você não quer que o presenteado deixe o livro no fundo de uma gaveta sem utilização. Por isso, aprenda como escolher um livro para dar de presente.

1 – Entenda o interesse da pessoa por livros

Uma questão importante é saber se a pessoa gosta de livros. Pode ser o caso de a pessoa ler vários livros por mês, ler apenas casualmente ou nunca ler livros.

Vale investigar se a pessoa é fã de leitura. Caso ela não seja, você deve pensar em outra opção de presente. Ninguém gosta de ganhar algo que não será útil. Pergunte para conhecidos em comum e até familiares se a pessoa é uma leitora assídua de livros.

2 – Pesquise nas redes sociais

Atualmente é possível achar de tudo na internet. Por isso, acesse as redes sociais da pessoa e verifique seus interesses. Você pode buscar por livros que ela já leu ou até gêneros de preferência. Presentear um estudante de engenharia com um bom livro de obras que falam sobre setores técnicos e também ferramentas como andaime para construção civil é uma ótima opção.

3 – Pergunte indiretamente para pessoa

Outra maneira de saber se um livro é um presente ideal para a pessoa e qual tipo de gênero ela gosta é perguntar discretamente. No meio de uma conversa, você pode direcionar a conversa para leitura.

De modo discreto, tente perguntar se a pessoa tem o hábito de leitura constante e qual é o gênero ou o livro preferido dela. Você também pode perguntar sobre os autores de preferência da pessoa. 

4 – Pesquise listas de mais vendidos

Se você já entendeu que a pessoa gosta de livros e quais são as preferências dela, você pode pesquisar na internet por livros mais vendidos no ano ou por gênero. Também vale pedir indicações a vendedores de livrarias físicas.

Os vendedores trabalham com livros todos os dias e sabem quais são os livros preferidos e mais vendidos na loja. Dessa maneira, suas chances de acertar são mais promissoras.

O mesmo vale para a pesquisa de livros mais vendidos de um gênero. Eles estão nas listas porque se tornaram sucessos.

5 – Não presenteie com uma série longa

Não é muito agradável ganhar um livro, terminar a leitura e descobrir só depois que ainda faltam vários livros para completar uma série. Isso só vai proporcionar gastos para a pessoa ou insatisfação por não saber o final do livro.

Você pode presentear com um livro de uma série longa caso a pessoa já tenha iniciado a leitura de uma e ainda não tenha um volume que já saiu. Dessa forma, ela vai ficar agradecida por você ter presenteado ela com a continuação de sua série.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *