Conheça alguns benefícios da leitura para crianças

Incentivar as crianças a manterem o hábito da leitura é muito importante.  Ele traz benefícios para a saúde física, mental e emocional. Por isso, compre livros específicos para a idade das crianças que você pretende estimular a leitura e leia com elas. Confira alguns benefícios que as crianças vão ter com o hábito de leitura. 

  1. Ler aumenta a concentração

Uma leitura eficaz requer concentração. Não é fácil se manter focado sem perder a interpretação de um parágrafo sem querer. Por isso, é importante desenvolver nas crianças a habilidade de se concentrar desde cedo. Isso vai ajudar nos estudos e até futuramente ao desenvolver outras habilidades. Os resultados positivos são vistos em provas e trabalhos escolares e até na vida adulta.

2.     Ler desenvolve a compreensão

Não há melhor maneira de desenvolver a compreensão do que com o hábito de leitura. Uma criança que é estimulada a ler desde cedo, desenvolve melhor a interpretação de texto. Isso é muito importante para concursos públicos, ENEM e até para consumir conteúdo na internet.

Um adulto que foi estimulado a ler desde criança vai entender com  mais facilidade leituras derivadas de uma pesquisa no Google como “quero anunciar minha empresa”, com artigos que contém alguns conteúdos mais técnicos, por exemplo.

3.     Ler incentiva a criatividade e a imaginação

Ao ler um livro, toda pessoa aprende sobre lugares diferentes que muitas vezes nem existem na vida real. Através da concentração na leitura e na interpretação de particularidades que envolvem as narrativas, é possível desenvolver a capacidade de criar cenários, personagens, situações e muito mais que é descrito em cada história. Por isso, a leitura incentiva a imaginação e a criatividade.

As duas habilidades são muito importantes na vida adulta. No mercado de trabalho, por exemplo, a imaginação pode ser utilizada para solucionar problemas.

4.     Ler aumenta o vocabulário

Livros são fontes de um vocabulário muito mais ampliado. Por isso, quanto mais cedo uma criança cria o hábito de leitura, mais vocabulário ela poderá assimilar e utilizar. Isso é muito importante na hora da socialização, na hora do estudo e nas empresas também, já que mais vocabulário significa mais clareza e firmeza na hora da comunicação, muito melhor do que assistir the big bang theory online não é mesmo?

5.     Ler desenvolve a leitura e a fala

Ao ler em silêncio uma criança consegue compreender todas as palavras rapidamente, mesmo que algumas sejam lidas de forma errônea. Por isso, é importante criar o hábito de ler em voz alta na infância. Isso pode ser uma boa forma de aprimorar a leitura e a fala, já que será necessária mais atenção para pronunciar as palavras de forma correta.

No entanto, saiba que a leitura é um processo de aprendizado. Por isso, erros ocorrem até com adultos. Caso a criança faça uma pronúncia errada, não precisa se preocupar. Apenas mostre como é o correto. Tenha paciência e aja com descontração.

6.     Ler promove o conhecimento dos sentimentos e emoções

As histórias infantis, como fábulas e contos de fadas, são perfeitas para despertar nas crianças a compreensão de sentimentos e emoções. Saber administrar seus próprios sentimentos e emoções é uma habilidade muito importante na vida adulta. O primeiro passo é reconhecê-los, o que pode ser facilitado pela leitura. 

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *