Dicas de como ler um livro mais rápido

Às vezes é necessário ler mais rápido. É o caso de um vestibular próximo, um concurso público ou até um livro que você gostou demais e quer terminar logo.

Existem maneiras de terminar um livro mais depressa. Saiba que isso não vai trazer desvantagens. Ou seja, você vai adquirir todo o conhecimento necessário do livro mesmo mais depressa. Conheça algumas dicas de como ler um livro mais rápido.

1. Tenha concentração na leitura

Se você for um leitor iniciante, é preciso se concentrar ao máximo na leitura. Por isso, estabeleça um horário para iniciar e não tenha distrações ou interrupções. Vale pedir aos familiares para não interromperem você. Também não deixe nada no local que pode distrair você da leitura, como é o caso de uma TV ligada ou notificações do celular.

Quando você se concentra, a velocidade da leitura aumenta e você terá mais compreensão e memorização do conteúdo. Dessa maneira, procure um local adequado, com boa iluminação e apenas leia.

2. Tenha uma postura adequada

Outra dica para você ler mais rápido é sua postura. Uma postura confortável faz com que a leitura fique bem mais agradável. No entanto, não fique em uma posição que vai dar sono ou cansar rápido.

Você pode sentar em uma cadeira com a postura ereta. Isso vai evitar você ficar com sono e sentir desconfortos. Hoje em dia o que você mais escuta e vê é falar de fotos na academia instagram.

3. Leia um livro de cada vez

A leitura de mais de um livro de uma vez faz que que seu cérebro possa se confundir. Ao se dedicar apenas a uma narrativa por vez, sua capacidade de concentração naquela história será maior. Você terá um aprofundamento melhor no conteúdo.

4. Não releia trechos

É comum perder a atenção na leitura e ter que reler alguns trechos. No entanto, reler trechos pode atrasar sua leitura. O ideal é seguir adiante, já que dessa forma o assunto que você perdeu será mencionado novamente.

5. Leia grupos de palavras

Aumente aos poucos a quantidade de palavras que você consegue ler durante a atividade. Há pessoas que leem palavra por palavra. Nesse caso, estenda seu campo de visão e comece a ler grupos de palavras, como o início da frase, por exemplo. Dessa forma, você vai assimilar melhor a leitura.

6. Pesquisa antes sobre o conteúdo

Todas essas dicas valem para pessoas de qualquer idade e gêneros, até top travesti. A última dica é pesquisar antes o tema do livro. Isso facilitará o entendimento do assunto. Sendo assim, faça uma pesquisa na internet sobre o resumo do livro. Isso pode deixar você ainda curioso, o que motiva mais a leitura. Dessa forma, você vai ler o livro com ânimo melhor e vai ter mais disposição para entender toda a temática.

Conclusão

Há muitos benefícios no hábito de leitura. Em algumas situações, como é o caso de estudar para vestibular, concursos ou até o ENEM, ler é uma necessidade. E como visto, há modos de ler mais rápido. Basta seguir as dicas acima para ler mais depressa. 

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *