Como fazer do hábito de leitura um lazer

Houve um crescimento do hábito de leitura por parte dos brasileiros entre 2011 e 2016, mas o índice de leitura ainda é baixo em nosso país. O crescimento foi de 50% para 56% no período já citado. No entanto, esse número precisa subir, já que o hábito de leitura só traz benefícios para as pessoas.

Ler é uma forma de melhorar o pensamento crítico, além de estimular a criatividade, aumentar o vocabulário e promover o desenvolvimento intelectual. De acordo com dados do Instituto Pró-Livro, 43% dos brasileiros dão como razão a falta de tempo para não adquirir o hábito de leitura. Os dados sobre o crescimento do hábito de leitura acima também são do instituto.

E com certeza, ler não é uma atividade tão simples e exige tempo. É uma tarefa passiva que exige concentração e foco. Porém, seguindo algumas dicas, você pode transformar o hábito de leitura em algo prazeroso. Entenda como incluir o hábito de leitura na sua rotina.

1. Ler não precisa ser uma obrigação  

A leitura deve ser uma prática prazerosa. Por isso, não se obrigue a ler apenas para criar um hábito saudável. Ainda mais quando o livro que você escolheu não está rendendo, como um clássico ou um livro de um gênero que você não gostou.

A leitura é entretenimento, por isso ela traz tantos benefícios. Ela ajuda a distrair a mente e diminui os níveis de estresse, ansiedade e tristeza. Tudo isso porque a leitura deve proporcionar diversão, relaxamento e até tranquilidade.

A dica é iniciar sua leitura com algo que você goste. Não precisa ser necessariamente um livro, pode ser uma HQ, por exemplo. Só vá para os livros com um título que chamou muito sua atenção. Escolha livros curtos no começo, com no máximo 200 ou 250 páginas. Dessa maneira, você pode ler 10 páginas por dia e terminará rapidamente. Você também precisa ler confortavelmente, em um ambiente sem barulhos e até com um copo de alumínio personalizado com uma bebida gostosa ao seu lado.

2. Crie uma pequena meta

Criar uma meta de leitura é uma forma de ler com engajamento e motivação. Você pode traçar pequenas metas diárias, como ler 10 páginas por dia ou apenas 10 minutos. Isso é muito importante para alcançar seu objetivo, que é terminar completamente a leitura.

Além disso, com o passar do tempo você lerá com mais rapidez. É hora de rever sua meta e aumentá-la para ler mais. Dessa forma, o hábito de leitura vai ser incorporado em sua vida sem você perceber.

3. Não force uma leitura longa

Não gostar de livros longos não é um problema. Você não é obrigado a ler textos cumpridos, complexos e de gêneros que você não gosta. Você pode investir em pequenos contos ou até crônicas, que trazem histórias pequenas com início, meio e fim.

4. Visite livrarias e bibliotecas

Você pode visitar livrarias e bibliotecas para fazer um passeio diferente em sua cidade. Um ambiente cheio de livros e conhecimentos variados pode deixar você mais motivado a cumprir sua meta de leitura diária. Você pode fazer um teste, apenas visitar uma livraria ou uma biblioteca e perceber se você se sente à vontade e curioso no local e assim perceber como vale a pena usar seu dinheiro em livros.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *