Dicas para tirar as crianças da frente das telas: Leitura e muito mais

Nas férias da criançada, nos finais de semana, feriados ou mesmo em momentos ociosos, é difícil tirar os pequenos da frente da televisão, tablet, celular ou até mesmo do computador.

Uma pesquisa realizada em 2020 mostrou que a pandemia da COVID-19 aumentou em 293% a exposição de crianças às telas. Isso é muito preocupante. Muito tempo na frente das telas pode trazer malefícios para crianças como:

  • Crescimento acelerado do cérebro;
  • Atraso no desenvolvimento da criança;
  • Maior índice de obesidade;
  • Maior incidência de privação do sono;
  • Desenvolvimento de episódios de agressividade;
  • Entre outros.

Por isso, mesmo com a correria do cotidiano, é imprescindível tirar um tempo para brincar com as crianças ou colocá-las para brincar com supervisão. Confira algumas dicas de atividades que você pode realizar para tirar as crianças da frente das telas.

1. Leia histórias para as crianças

Há muitos benefícios em incentivar o hábito de leitura em crianças, mas pode ser que elas não sejam alfabetizadas ainda. Por isso, você pode ler com os pequenos. Isso só irá aumentar a concentração da criança, além da compreensão, motivar a criatividade e imaginação, além de aumentar o vocabulário dos pequenos, ajudar no desenvolvimento da fala e da audição e promover o conhecimento de sentimentos e emoções.

2. Brinque com as crianças em brinquedos infláveis

Brincar motiva muito mais as crianças em diferentes aspectos. Diferente das telas, que são um tipo de lazer passivo, em que não é necessário fazer nada, brincar em brinquedos infláveis é um entretenimento ativo, que obriga a criança a se movimentar. Além disso, brincar estimula muitas áreas do cérebro, como a imaginação e também ajuda na saúde física, com os movimentos.

Vale ressaltar que antes de deixar a criança brincar em brinquedos infláveis, procure saber se o ART para brinquedos infláveis está em dia. Um ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) é um documento que atesta que a manutenção e segurança dos brinquedos estão em dia.

3. Brinque com as crianças ao ar livre

Há tanta coisa que você pode fazer com uma criança ao ar livre. Primeiro, você pode sair para um parque, um playground ou até mesmo ficar na área externa de sua casa. Vocês podem brincar de jogar bexiga de água, fazer um piquenique, brincar de pega-pega ou esconde-esconde, jogar algum esporte e muito mais. O contato com a natureza e o ar externo é muito benéfico para as crianças.  

Conclusão

Como dito no início do artigo, deu para perceber que deixar a criançada muito tempo na frente das telas só causa malefícios, não é? Não importa se é para ver esporte ou o elenco de riverdale Para contornar essa situação, você pode usar sua criatividade e não apenas as dicas dadas.

Nos períodos de folga do trabalho ou de tarefas domésticas, passe tempo saudável com as crianças, especialmente as menores. Elas precisam de estímulos positivos para crescerem bem. Também encontre tempo para ouvir a leitura de uma criança maior e também tarefas ao ar livre, como andar de bicicleta, patinete ou até skate.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *