Pratique o desapego material com seus livros

Um vilão muito desafiador nos dias de hoje é o consumismo. Ele é um dos responsáveis diretos pela má administração de sua renda mensal. No entanto, muitas pessoas estão aprendendo a prática do desapego. Isso é muito benéfico para sua vida.

Só para começar, o excesso de materiais à sua volta, em casa, na bolsa ou em qualquer outro lugar não pode fazer você ficar bem. Há muitos objetos, como livros guardados, que não têm mais utilidade ou itens que trazem lembranças ruins para você.

O consumismo traz uma falsa sensação de preenchimento de um vazio que não é curado com muitos itens comprados ou acumulados. O vazio que você sente pode ter tratamento emocional e psicológico. Por isso, é tão importante praticar o desapego material. Não adianta fazer pesquisar na internet, por exemplo, “quanto custa um vibrador”, se você não for de fato utilizá-lo.

Sendo assim, pare agora com as compras por impulso e aprenda os benefícios de praticar o desapego material, principalmente com seus livros.

1. Doe livros e outros itens que estão sobrando

Sabe aquele livro que você leu e não gostou? Ou aquele livro que está na estante há muito tempo e você não tem interesse em ler? Além de livros, outros objetos parados em sua casa podem ficar sobrando por falta de utilização.

Para começar o desapego de coisas materiais, é necessário identificar tudo que não é utilizado em sua casa, bolsa ou até local de trabalho. Podem ser roupas, móveis, objetos de decoração, livros e muito mais. Vale a pena doar para familiares, para brechós de organizações filantrópicas ou até para vender na internet, dependendo do estado do item.

Comece o desapego dessa maneira: identifique o que não é utilizado em sua casa e deixe o uso para outra pessoa, seja através de doação ou venda.

2. Organize os espaços de sua casa

Caso você tenha muita coisa em sua casa que não é utilizada, faça limpezas desses locais. É muito importante ter espaço para os moradores circularem na casa, além do ar, para não acumular sujeira e pó.

Marque um dia específico para fazer a limpeza. Separe os itens para jogar fora, para doar e para vender. Uma casa limpa e organizada só traz sensações boas. Você sentirá uma sensação de dever cumprido, além de perceber melhor o espaço interno nos espaços de sua casa.

3. Jogue fora o que traz lembranças ruins

Sabe aqueles objetos velhos que não trazem lembranças boas? Eles também não dão uma boa energia para sua casa. O mesmo vale para livros que estão guardados pegando poeira há muito tempo.

Isso só traz acúmulo de material para sua casa, bolsa ou até espaço de trabalho. É hora de se livrar de tudo isso. Quando você fizer uma limpeza ou mais em sua residência, não esqueça de jogar fora, doar ou vender os itens que não fazem bem para você ou outros moradores da casa. Isso é essencial para manter uma boa energia.

4. Faça substituições em compras que você realmente quer

Se você vive sonhando em ter um móvel novo ou uma nova estante, essa é a melhor hora para você pensar em trocar tudo que deseja. Caso não esteja dentro do seu orçamento, você pode jogar fora o que não serve mais e deixar o espaço reservado para algo novo.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *