Quais os tipos de lentes existentes para vista cansada?

A vista cansada, também conhecida como presbiopia, é um problema que pode acometer você durante seus períodos de leitura. Pode aparecer também na hora de assistir televisão, ficar muito tempo na frente do computador e muito mais.

No entanto, saiba que é um problema que tem solução, tanto com óculos de grau quanto com lentes. Veja quais são os sintomas mais comuns de presbiopia:

  • Sentir dor de cabeça frequente;
  • Sentir dor nos olhos;
  • Ter ardência nos olhos;
  • Ficar com olhos secos ou lacrimejantes;
  • Ficar com a visão turva ou ter visão dupla;
  • Ter sensibilidade à luz;
  • Ter dor no pescoço, nas costas ou nos ombros;
  • Ter dificuldade para se concentrar.

Para ter um diagnóstico correto de visão cansada, é necessário passar com um oftalmologista. Dessa forma, você terá também a receita para seus óculos ou lentes de contato.

Caso seu oftalmologista faça a receita de lentes de contato, você pode pesquisar no Google “lente de contato quanto custa” ou clicar no link disponível. Essa é a melhor forma de encontrar lentes de qualidade e com preço acessível para você.

As lentes de contato para vista cansada têm o objetivo de corrigir a visão para distâncias variadas. Ou seja, você conseguirá enxergar de perto e de longe com o mesmo par de lentes de contato.

Para isso, seu oftalmologista precisará receitar lentes de contato bifocais ou multifocais. As lentes multifocais são as mais recomendadas para os casos de presbiopia, seja em óculos de grau ou lentes de contato. Por isso, descubra quais são os tipos de lentes de contato multifocais mais usados no tratamento de vista cansada.

O que é a lente concêntrica?

As lentes concêntricas são formadas por um conjunto de círculos concêntricos. Cada círculo tem uma gradação diferenciada que permite a troca de graus. Em geral, tais conjuntos em lentes concêntricas possuem gradações para muitas distâncias, sejam para perto ou longe. Ou seja, é possível usar as mesmas lentes de contato para enxergar de perto e de longe.

O que é a lente esférica?

As lentes esféricas têm a finalidade de gradação de grau para perto e para longe de maneira combinada. Isso permite que você possa focalizar bem tudo que olhar sem movimentar os olhos.

Tanto as lentes concêntricas quanto as lentes esféricas proporcionam uma leve gradação entre graus. Isso oferece mais conforto para você.

O que é a lente com desenho combinado?

As lentes com desenhos combinados, as gradações para enxergar de perto e de longe ficam no centro das lentes. Dessa forma, o efeito das lentes é mais natural, já que ela fica nos pontos corretos de correção da visão.

O que é lente para monovisão?

As lentes de contato para monovisão funcionam da seguinte maneira: cada tipo de lente irá corrigir uma falha de visão. Dessa forma, uma lente corrige a falha de enxergar de longe, enquanto outra lente corrige a falha de enxergar de perto.

As lentes para monovisão precisam de maior tempo para adaptação, mas funcionam tão bem quanto às outras alternativas.

Quais são as outras opções para corrigir a vista cansada?

Você não precisa necessariamente usar lentes multifocais para corrigir a vista cansada. Tudo depende de sua preferência e das orientações de seu oftalmologista. Você também pode utilizar óculos bifocais ou óculos multifocais.

Os óculos bifocais tem um ponto focal para perto e também para longe. Porém, em óculos bifocais, a divisão de grau estará marcada nas lentes, comprometendo assim a estética dos óculos e sua adaptação com eles.

Já no caso de óculos multifocais, há vários focos que ficam em três campos de visão na mesma lente, para perto, visão média e para longe. Por isso, lentes e óculos multifocais são mais recomendados para uma visão cansada.

Apenas um oftalmologista pode diagnosticar e prescrever a melhor solução para você. Não esqueça de falar suas preferências entre óculos ou lentes de contato, por exemplo. O especialista precisa entender quais são suas necessidades e atendê-las de modo correto.

Além disso, não esqueça de pedir orientações sobre o modo correto de manusear as lentes de contato, além do período de adaptação e como fazer a limpeza correta, entre outras informações relevantes. Na dúvida, procure sempre o especialista.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *