Hoje em dia há muitas formas diferenciadas de ler um livro. É o caso de e-readers ou audiolivros. Há muitas vantagens em ouvir um livro narrado. Portadores de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) por exemplo, podem encontrar mais facilidade de concentração com um audiolivro.

Caso você tenha suspeita de ter TDAH, não deixe de fazer um teste TDAH adulto online. Dependendo do resultado do teste, procure um médico especialista para um diagnóstico adequado e tratamento também. Em geral, o tratamento para TDAH envolve medicação e psicoterapia.

No entanto, se você já sabe que tem TDAH ou simplesmente não consegue se concentrar em livros físicos ou e-readers, você ainda tem a opção de ouvir audiolivros. Confira 5 motivos para você desenvolver o hábito de ouvir audiolivros.

1 – Maior liberdade  

É inegável que com a leitura de um livro você exerce a concentração e o foco. No entanto, as mesmas habilidades são exigidas para prestar atenção em um audiolivro. Você ainda tem a vantagem de poder escutar a narrativa realizando outras tarefas. Pode ser na academia, fazendo trabalhos domésticos ou até cozinhando.

Ou seja, escutar um audiolivro proporciona mais liberdade do que um livro físico.

2 – Mais velocidade

Uma vantagem de um audiolivro é que você pode acelerar o áudio da narrativa em 1,5x ou até 2x em velocidade. Isso não vai afetar sua compreensão da história e vai possibilitar uma maior imersão. Portanto, caso você se sinta confortável com uma velocidade maior, você vai absorver mais conteúdo em menor tempo. 

3 – Ganhar tempo

No caso de tarefas manuais, que não exigem esforço mental, um audiolivro é uma combinação perfeita para realizar mais de uma atividade. Como já dito, você pode ouvir no ônibus, no carro, ao arrumar a casa, fazendo exercícios físicos ou qualquer outra atividade que não precise de sua atenção mental.

Por isso, ouvir um audiolivro enquanto realiza outra atividade pode ser benéfico, já que você vai ter ânimo e mais motivação ao atrelar lazer às atividades exercidas com o corpo.

4 – Ganhar praticidade

Audiolivros são muito mais fáceis de carregar do que um e-reader ou um livro físico. Você pode colocar em sua biblioteca do celular ou até em um pendrive no carro. Até mesmo se você quer se especializar existem audiolivros de todas as profissões, desde o profissional de caça vazamentos, ate um empreendedor.

Isso faz com que você possa ouvir o audiolivro em qualquer lugar. Também existe a praticidade de não pesar nada. É muito mais fácil levar na mochila, bolsa, para sair de casa ou até de férias.

Caso você utilize fones de ouvido, você não vai precisar de um ambiente tranquilo e silencioso para ouvir um audiolivro, já que a história será narrada diretamente para você. Por isso existe a conveniência de ouvir em um local mais barulhento e com movimentação de pessoas.

5 – Inclusão

Entre uma das maiores vantagens do audiolivro, a inclusão é uma das mais importantes. Como já dito, ele proporciona uma experiência melhor para portadores de TDAH. Além disso, pessoas com dislexia, hiperlexia e outros também podem usufruir dos benefícios de uma história narrada com voz.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *