Dicas para abrir uma livraria

Para muitos varejistas, o aspecto mais difícil de executar uma operação eficiente é manter um gerenciamento de estoque eficaz. As livrarias certamente não são exceção. Você tem um espaço limitado na prateleira e muitos livros para escolher ao decidir como estocar seu espaço de varejo. Sendo assim, ter um sistema de gestão de estoque e vendas na sua livraria é essencial, pois além de registrar todos os produtos como material de escritório e livros. Você saberá como está as suas vendas e seu fluxo de caixa.

Veja abaixo algumas dicas para abrir uma livraria

Livros são um ótimo presente e conjuntos de livros são um presente ainda melhor. Principalmente perto das férias. Portanto, seja criativo e monte ótimos pacotes de presentes.

Uma ótima maneira de fazer isso é combinar um item popular com um livro em movimento mais lento. Ofereça conjuntos para diferentes gêneros e faixas etárias. Use eventos sazonais e feriados para orientar suas promoções e chamar mais a atenção. As ofertas em pacote são uma ótima maneira de percorrer o estoque e vender itens extras que seus clientes talvez não tivessem pensado em comprar de outra forma.

Venda muitas compras por impulso e produtos relacionados

Só porque você tem uma livraria não significa que você tem que vender livros exclusivamente. Produtos complementares ou outras compras por impulso são ótimas ferramentas para impulsionar as vendas e aumentar o gasto médio do cliente. Esses itens podem incentivar novos clientes a visitar sua loja também. Abaixo está uma lista de alguns produtos comuns que as livrarias carregam além dos livros:

  • Jogos de tabuleiro
  • Jogos educativos
  • Diários e cadernos
  • Brinquedos
  • Filmes e álbuns
  • Mapas
  • Favoritos

Pense em adicionar uma cafeteria à sua livraria

Muitas livrarias populares, incluindo todos os grandes varejistas de livrarias, têm pequenas cafeterias ou cafés dentro da loja. A maioria dos leitores adora fazer isso com uma xícara de café ou chá quente, por isso é um grande atrativo para qualquer livraria. Como as livrarias normalmente têm margens baixas, encontrar outras vendas auxiliares é uma ferramenta importante para aumentar as vendas.

Contrate uma ótima equipe

É importante para cada varejista ter uma equipe de grande conhecimento, mas é ESPECIALMENTE importante para as livrarias. Você precisa de associados que possam recomendar novos títulos e autores, mas que também tenham um vasto conhecimento de obras históricas. Os compradores esperam que cada funcionário tenha uma compreensão profunda de tudo o que está vendendo. Certifique-se de que você também tenha uma seção de “escolhas da equipe”. Ele personaliza a experiência de compra e é uma ótima maneira de empurrar certos títulos se você precisar mover o inventário.

Sua livraria precisa de uma ótima localização

Você primeiro tem que determinar se um bairro precisa de uma livraria. Se já houver alguns, considere procurar em outro lugar. As livrarias existentes provavelmente já têm uma comunidade forte e é melhor deixar assim. Encontre um local onde você estará trazendo algo novo e necessário para o bairro.
Em seguida, determine se a área pode suportar uma livraria. Isso é mais complicado. Você deseja atrair novos leitores, mas precisará da base inicial de clientes para apoiar seus negócios logo de cara. Procure outras lojas de bairro que atrai uma clientela semelhante. Se você vir pequenas butiques, feiras livres e lojas vintage, é provável que tenha muitas pessoas interessadas em visitar uma livraria.

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